Mercado imobiliário digital: como fazer e-mail marketing?

Atualizado em 09/08/2018 as 10:16
Tempo de leitura: 8min aprox.

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Se antes o e-mail marketing era visto como uma ferramenta invasiva e ineficaz, hoje é um dos recursos mais utilizados pelos profissionais de marketing. É uma comunicação direta entre empresa e cliente que, se utilizada de forma correta, pode melhorar os negócios de uma imobiliária. Mas não basta criar um mailing e começar a disparar conteúdo: é preciso saber como fazer um e-mail marketing.

Para mostrar para você as vantagens da ferramenta, preparamos este post com dicas incríveis para você aplicar na comunicação da sua imobiliária e fechar ainda mais negócios! Quer ver? Confira!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma de comunicação online entre as empresas, seus consumidores e seus potenciais clientes. A mensagem pode ser em texto simples ou em HTML e tem a função de promover produtos, informar a respeito de promoções, divulgar conteúdo relevante, dentre outras finalidades.

Como fazer um e-mail marketing eficaz?

Para fazer bem a tarefa, separamos para você 5 dicas. Confira!

1. Construa um relacionamento

Optar por um imóvel não é uma decisão tomada de um dia para o outro. Como impacta diretamente na vida dos seus clientes, a escolha deve ser feita com tempo, calma e muita análise. Por isso, utilize o e-mail marketing para criar uma relação de confiança com seus consumidores.

Envie materiais que demonstrem a solidez do seu trabalho. Uma dica é enviar textos de conteúdo relevante para o seu cliente, bem como dicas de imóveis que se encaixem às necessidades dele.

O e-mail é pessoal, ou seja, passa a impressão de que há uma conversa entre corretor e consumidor. Por isso, abuse desse recurso.

2. Faça um bom levantamento de e-mails

Aproveite os contatos de atendimentos antigos, de clientes que quase fecharam negócio e de investidores que você já conhece.

Um mailing eficaz não implica em mandar o maior número de e-mails possível, mas sim em enviar para pessoas que vão efetivamente consumir aquele conteúdo.

Foque em quem se cadastrou no site da imobiliária ou em que já manifestou interesse em fechar negócio com você. Quem não quer comprar um imóvel, acredite, não vai se interessar em ler esse tipo de conteúdo.

Para conseguir mais contatos, uma dica é apostar na troca: ofereça um desconto especial para quem se cadastrar ou disponibilize um e-book sobre como escolher o imóvel ideal, por exemplo. Tudo isso aumenta o seu mailing e também suas possibilidades de venda.

3. Segmente seu público

Na hora de criar a base de e-mails, utilize ferramentas que incluam informações como nome, sexo, idade, estado civil e cidade. Isso facilita na hora de saber exatamente o que enviar para quem.

O nome pode ser utilizado na saudação do e-mail, tanto no assunto quanto no corpo do texto, para criar vínculo e sensação de exclusividade.

Uma negociação imobiliária demanda tempo e dinheiro. Por isso, é preciso ser cuidadoso e afável para conquistar o consumidor.

Entretanto, da mesma forma que é preciso cuidado para cadastrar os clientes, é indispensável que você respeite quando algum deles solicitar o descadastramento.

4. Seja sucinto

Ninguém quer ler uma grande tese a respeito dos seus serviços. Por isso, para ser eficaz no e-mail marketing, seja objetivo e escreva somente o necessário.

No campo de assunto, não ultrapasse os 50 caracteres. Aproveite para caprichar e resumir para o cliente qual será o assunto da mensagem.

O corpo de texto também deve ser objetivo e convidar o cliente a dar o próximo passo, seja ele uma visita ao site da imobiliária ou a marcação de uma visita a um imóvel.

5. Acompanhe o retorno dos clientes

Se você quer saber se sua estratégia de e-mail marketing está no caminho correto, é preciso analisar os resultados e o feedback de quem está na sua lista.

Uma métrica importante é a taxa de abertura única ou unique open-rate. Esse índice mostra quantas pessoas abriram seu e-mail, indicando a porcentagem em relação ao total de mensagens enviadas.

Outra dica é conferir a taxa de cliques, também chamada de click-through-rate, que apresenta quantos clientes clicaram no link da mensagem.

Para calcular os gastos, analise o ROI, Retorno Sobre Investimento, que mostra a você quanto foi ganho e quanto foi gasto com sua estratégia de e-mail marketing.


Que vantagens o e-mail marketing pode trazer para a minha imobiliária?

Essa estratégia traz benefícios muito importantes para o seu negócio. Confira.

Traz visibilidade à empresa

O e-mail ainda é uma das ferramentas mais utilizadas quando as pessoas acessam a internet. Por isso, um envio de mensagens estratégico e para um bom número de pessoas pode fazer sua imobiliária ganhar visibilidade e atrair novos clientes.

Quanto mais o nome da sua empresa ficar entre os mais lembrados do mercado imobiliário, mais fácil as pessoas chegarão até você. Isso aumenta sua carteira de imóveis e, consequentemente, seus compradores.

Segmenta o conteúdo

Conforme falamos acima, o e-mail marketing possibilita a segmentação das pessoas cadastradas na sua base de contatos.

Dessa forma, você pode enviar mensagens direcionadas por gênero, grupo de idade, localização pretendida e até por interesses já manifestados.

Um executivo em busca de um studio dificilmente vai abrir um e-mail que fala de coberturas duplex ideal para famílias, certo?

Essa segmentação aumenta o número de e-mails abertos, o que resulta em uma maior taxa de conversão.

É rápido

Com as novas ferramentas disponíveis no mercado, você pode enviar milhares de e-mail com um único clique. Isso faz com que você alcance muito mais gente, fazendo com que seu tempo seja dedicado a analisar o resultado da campanha.

A agilidade também permite que as pessoas entrem em contato com você na hora. Para isso, basta que elas cliquem em “responder” ou acessem o link da mensagem.

O e-mail marketing, quando utilizado de forma estratégica e correta, pode ser muito eficaz na hora de vender ou alugar imóveis. Se você ainda não utiliza essa ferramenta na sua imobiliária, essa pode ser a hora de repensar sua campanha de divulgação.

Agora que você já sabe como fazer um e-mail marketing, aproveite para conhecer a ferramenta de construção de sites da inGaia especialmente desenvolvida para imobiliárias e fortaleça seu marketing digital!

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