Visita ao imóvel: 7 dicas para garantir uma boa experiência ao seu cliente!
Atualizado em
16/11/2018 as
11:00
Tempo de leitura:
9min aprox.
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16/11/2018 as
11:00
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9min aprox.
Se o cliente não se sentir à vontade em uma visita ao imóvel, fatalmente não estará tão disposto a fechar o negócio. Assim, cabe ao corretor de imóveis oferecer uma boa experiência ao potencial comprador para aumentar sua confiança na aquisição e, consequentemente, obter melhores resultados nas abordagens.
A fim de ajudar você, separamos, neste artigo, 7 dicas para transformar a visita ao imóvel em uma experiência memorável para seu cliente.
Quer ter sucesso ao apresentar imóveis e aumentar as vendas? Então continue a leitura!
Em primeiro lugar, é preciso preparar o local para receber o cliente. Isso porque um imóvel sujo e descuidado pode afastá-lo para sempre. Portanto, antes da visita, contrate uma faxineira a fim de deixar tudo impecável e certifique-se de que as coisas estão em ordem.
Ao final da faxina, não se esqueça de verificar o estado das paredes, pisos, vidros, portas e tudo mais. Tenha em mente que os imóveis desocupados não podem ter resquícios dos moradores anteriores, já que isso passa uma sensação de descuido e não permite que o pretendente à compra se sinta, de fato, como um morador do local.
Já para os casos em que o proprietário atual ainda reside no imóvel, tenha o cuidado de informá-lo com antecedência sobre as visitas a fim de que ele tenha tempo de deixar tudo apresentável. Além disso, cabe ao corretor saber mais que o proprietário do imóvel. Portanto, antecipe-se às dúvidas do cliente e não espere por uma resposta do proprietário.
Os cômodos não podem ser apresentados de forma superficial ou às pressas. Ao contrário, você precisa entrar nos ambientes e sugerir a decoração e a disposição dos móveis para estimular a imaginação do potencial comprador e despertar seu desejo de se mudar para o imóvel.
Uma dica aqui é estudar o perfil do cliente e sugerir quais cômodos se ajustam a cada membro da família — o quarto maior para o casal, por exemplo, o quarto ao lado para o filho menor, que ainda exige atenção dos pais, e assim por diante.
Atente-se também sobre a incidência de luz solar nos cômodos a fim de informar sobre a temperatura e o tipo de vista que o potencial comprador pode esperar ao longo do dia. Além disso, é importante dar atenção aos detalhes que valorizam o imóvel: como abrir os armários de todos os cômodos para mostrar seus compartimentos e capacidade de armazenamento, por exemplo.
Agora que você já apresentou todos os cômodos de forma correta, é chegada a hora de mostrar as características mais amplas e outros benefícios do imóvel. Veja alguns pontos que você não pode se esquecer de informar ao cliente:
Portanto, conheça o imóvel a fundo para que nenhum detalhe esquecido comprometa a negociação. E, dessa forma, forneça todas as informações que o cliente precisa para tomar a decisão com segurança.
Uma das coisas que mais valorizam o imóvel é sua localização. Portanto, as qualidades da região também precisam ser destacadas durante a visita. Alguns pontos que podem reforçar seu argumento são:
O importante é conhecer a fundo todas essas facilidades na redondeza para apresentá-las ao potencial comprador e fazer com que ele perceba os benefícios de morar naquele local.
Quando um cliente procura o corretor ou a imobiliária, certamente ele está empolgado com a possível aquisição de um novo imóvel para viver durante os próximos anos. Logo, cabe a você ficar alinhado com esse sentimento e demonstrar entusiasmo durante a visita.
Desse modo, nunca seja apático ou deixe que seus problemas pessoais interfiram na apresentação do imóvel. Afinal, se o corretor não está empolgado com o imóvel, isso pode ser um balde de água fria para o possível comprador e frustrar a venda — no próximo tópico, daremos mais dicas sobre as melhores formas de tratar o cliente.
Deixar o cliente à vontade é fundamental para que ele se sinta bem durante a visita ao imóvel e tenha vontade de fechar o negócio. Para isso, veja alguns pontos que merecem atenção:
Além disso, conheça todas as necessidades do cliente e reforce os pontos positivos do imóvel que podem satisfazê-lo. Agindo assim, você demonstrará que domina a situação e ganhará sua confiança.
Por fim, você precisa ser organizado com seu tempo a fim de não atrasar a visita e deixar o potencial comprador impaciente. Mas é claro que imprevistos acontecem. Nesses casos, avise o cliente o quanto antes que você vai se atrasar ou até mesmo não poderá comparecer à visita.
Aproveite esse contato para justificar — com sinceridade — o motivo que impediu você de chegar no horário combinado ou que impossibilitou sua presença e coloque-se à disposição para remarcar a visita em um dia e horário conveniente para ambos.
Como você viu, criar uma boa experiência para seu cliente fará com que ele saia do imóvel com uma sensação de querer morar ali. E o resultado disso será um aumento nas suas vendas!
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